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NetCallCenterOrbium aposta em franquias de call center

06.jun.2011

SÃO PAULO – A NetCallCenterOrbium parte este mês do negócio de desenvolvimento de soluções para call centers, em que atua há dez anos, para apostar em um sistema inédito no setor de atendimento brasileiro: o de franquias. Na mira, estão as 300 mil posições de atendimento que, segundo a empresa, ainda são mantidas dentro de companhias no Brasil, enquanto cerca de 150 mil já foram terceirizadas.

Para ingressar no novo negócio, a empresa fez um amplo levantamento de mercado e já trabalha com duas unidades piloto, em São Paulo e no Rio de Janeiro, com quatro clientes. A NetCallCenter, como se chamará a unidade de franquias, garante que há demanda para, pelo menos, 110 unidades em todo o país.

O segredo da empreitada, segundo a vice-presidente de novos negócios Clarice Kobayashi, é o espalhamento das franquias por 60 a 70 munícipios brasileiros, já mapeados, em que, como observa, as empresas de call center são necessárias, porém escassas.

“A concentração é muito grande. Das 150 mil posições de atendimento, 70% a 80% estão em São Paulo no Rio de Janeiro”, afirmou, ressaltando que as duas capitais não estão no mapa do negócio, apenas serviram ao projeto piloto.

Com o espalhamento das unidades, a NetCallCenter defende o diferencial de atendimento regionalizado e até de possíveis reduções de custos, com funcionários, por exemplo. “Nas grandes cidades, o atendente mora na periferia e está sujeito a greve, enchente. O absenteísmo é muito alto e a rotatividade é grande”, diz Clarice. Ao se instalar em cidades menores, as franquias devem contar com uma mão de obra mais frequente e fiel, segundo a empresária.

O público alvo também é diferenciado das grandes empresas de call center. Estão em foco companhias que até podem ser grandes, mas que precisam de um pequeno número de postos de atendimento. É o caso dos fornecedores que lidam com clientes empresariais, não consumidores finais. “Quando eles contratam cinco ou dez postos em um grande call center acabam não tendo a atenção de um cliente com 200 posições”, afirma Clarice.

As franquias têm três tamanhos possíveis, com 50, 100 e 200 postos de atendimento. O investimento inicial mínimo é de R$ 300 mil e o retorno para os iniciantes deve vir em 3 a 4 anos.

(Luciana Seabra | Valor)

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