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Nunca o atendimento ao cliente foi tão valorizado. Cada vez mais, as empresas percebem que a fidelização do cliente não depende apenas dos diferenciais da marca, mas sobretudo do seu relacionamento com o público. Nesse cenário, as soluções voltadas para a gestão de relacionamento são promissoras e podem ser representadas em números.

  •  O mercado brasileiro de serviços de call center cresceu 16,7% em 2009, atingindo R$ 7,8 bilhões; e em 2010 chegou à marca de R$ 10 bilhões;
  • O setor apresentou crescimento médio anual de 34% durante os últimos dez anos;
  • Atualmente, há 153,8 mil PAs terceirizados e 300 mil próprios, que crescem cerca de 10% ao ano;
  • O número de PAs terceirizados representa 1/3 do total de PAs do mercado;
  • Soluções de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) representam 7% do investimento total em softwares e soluções;
  • Estima-se que em 2010 este mercado tenha crescido mais de 20%, alcançando o patamar de R$ 1,094 bilhão.

Tendências importantes, a exemplo de barateamento das tecnologias, modelo SaaS, integração com outras plataformas de relacionamento, potencializam o uso de softwares de CRM.